A meditação é uma prática que envolve focar a mente e alcançar um estado de tranquilidade e clareza mental. Nela encontramos diferentes formas de fazer desenvolvidas ao longo do tempo.
Em nossas vivências do caminho da meditação encontramos palavras ou expressões que por sua significação diretamente relacionada intitulamos Bordões da meditação. Elas se repetem e são presentes na vida dos praticantes em suas diferentes realidades.
Existem vários tipos e técnicas de meditação, mas o objetivo principal é acalmar a mente e se concentrar no presente. Nessa jornada apresentaremos técnicas que podem contribuir para uma prática disciplinada e satisfatória.
Fizemos uma seleção daqueles Bordões que podem se tornar úteis a cada pessoa que busca meios de adentrar ao seu mundo interior porque quer ter uma melhor compreensão de si mesmo e ter uma visão mais ampla da vida ao seu redor.
Vejam com serenidade a explicação dada a seguir e cuidem para assimilar a parte prática, cultive isso em sua experiência diária. Lembrem-se você nunca vai estar só nesse caminho, embora o silêncio no caminho seja necessário para o encontro com o que você almeja. Então, como segue, esteja presente no caminho da sua escolha.
Bordão Um – Esteja presente
A prática da meditação com o foco em “Esteja presente” é essencialmente uma forma de meditação mindfulness (atenção plena). Aqui está uma prática simples que você pode seguir:
Meditação para Estar Presente
Preparação:
Observação
Se você nunca praticou esse tipo de meditação, considere que o tempo é aquele que lhe deixa confortável. Então, dois ou três minutos pode ser um tempo inicial bom. Siga os passos, treine. Sua mente se fortalece como o músculo precisa de repetição para ganhar força. Insista! Você é mais do que imagina ser.
Início da Meditação:
Prática da Atenção Plena:
Estar Presente:
Conclusão:
Dicas Adicionais:
– Pratique Regularmente: Tente incorporar essa prática em sua rotina diária, mesmo que seja por poucos minutos.
– Seja Paciente: A meditação é uma habilidade que melhora com o tempo e a prática contínua.
– Use Recursos: Existem aplicativos e guias de meditação que podem ajudar a estruturar sua prática e oferecer orientação.
Lembre-se, o objetivo é simplesmente estar presente e consciente de cada momento, sem julgamento ou apego. Essa prática pode trazer uma sensação de calma e clareza mental, ajudando a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral.