Bordão dois
A respiração
A respiração consciente está intimamente ligada ao prana. Quando respiramos, absorvemos o ar, que contém prana. A respiração consciente, permite que direcionemos essa energia vital de maneira intencional ampliando a capacidade respiratória na oxigenação de todos os sistemas, no movimento inspiratório e assimilação de alimentos e impressões sensoriais.
Daí, respirar fundo – mais do que um simples ato fisiológico – é um portal para o bem-estar físico e mental. É nesse convite simples que reside o poder da meditação da respiração, uma prática milenar com resultados comprovados pela ciência.
Desvendando os Conceitos:
– Respiração diafragmática
Nesse encontro, vamos apresentar a respiração diafragmática, a chave para a respiração profunda e consciente. Ao invés da respiração torácica superficial, o diafragma se expande e contrai, massageando órgãos internos e promovendo diversos benefícios.
Vejamos com mais detalhes e como a prática é feita. Leia com atenção, coloque-se na posição mais confortável para a sua execução. Por minha experiência, recomendo que a faça deitado, o efeito será mais profundo e efetivo. Defina sempre o seu objetivo, o foco ao decidir-se praticar qualquer dessas modalidades de respiração. Abaixo ampliamos o conceito desse tipo de respiração. Lembre-se a meditação acontece quando temos um FOCO, a respiração é um meio efetivo que recorremos para alcançar um fim que concebemos mesmo que seja o de apenas sentir a respiração prestando atenção aos seus efeitos. Fique ligado!
Praticá-la regularmente traz diversos benefícios:
A respiração diafragmática, também conhecida como respiração abdominal ou respiração profunda, é uma técnica de relaxamento que foca no movimento do diafragma, um músculo em forma de cúpula localizado na base dos pulmões.
Para praticar a respiração diafragmática, siga estes passos:
Lembre-se de praticar regularmente para obter os melhores resultados. 😊